Palestrantes

Clique no nome do convidado e confira o minicurrículo:

ALESSANDER CHRISTOFER MORALES KORMANN
ALESSANDER CHRISTOFER MORALES KORMANN
•Formado em Engenharia Civil pela UFPR, Mestre pela PUC-Rio e Doutor pela Escola Politécnica da USP •Diretor da Fugro e professor da Universidade Federal do Paraná •Recebeu em 2005 o Prêmio Costa Nunes, pela melhor tese de doutorado do Brasil em geotecnia. Em 2014, recebeu o Prêmio José Machado, pela melhor obra geotécnica instrumentada do país. •Presidente da ABMS no biênio 2017-2018

UFPR
Curitiba/PR



ALEX NOWAK LA FLOR
ALEX NOWAK LA FLOR
Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2016. Atualmente está fazendo mestrado acadêmico em engenharia geotécnica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem quatro anos de experiência em projetos geotécnicos e atua como vice presidente do grupo de jovens do Comitê Brasileiro de Túneis.

COMITÊ BRASILEIRO DE TÚNEIS
São Paulo/SP



ALEXANDRE DUARTE GUSMÃO
ALEXANDRE DUARTE GUSMÃO
Engenheiro civil – UFPE Mestre em Engenharia Civil – COPPE/UFRJ Doutor em Engenharia Civil – PUC Rio Professor Associado e Livre Docente da Universidade de Pernambuco e o Instituto Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco Diretor da Gusmão Engenheiros Associados, em Recife Presidente nacional da ABMS

UFPE
Recife/PE



EDGAR ODEBRECHT
EDGAR ODEBRECHT
Engenheiro civil formado pela PUC/RS em 1985; Mestre pela PUC/RJ em 1988; Doutor pala UFGRS em 2003. Atua como professor na área de mecânica dos solos na UDESC desde 1990 e como engenheiro geotécnico na Geoforma Engenharia desde 1992. Atua na área de investigação geotécnica onde é coautor do livro Ensaios de Campo e sua Aplicação a Engenharia de Fundações, além de artigos técnicos publicados na área.

UDESC
Joinville/SC



FELIPE GOBBI SILVEIRA
FELIPE GOBBI SILVEIRA
Engenheiro Felipe Gobbi, Doutor em Engenharia Geotécnica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado Sanduiche pela Universidade de Coimbra. Possui trabalhos de pesquisa e projetos de engenharia nas áreas de Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas, com publicações em congressos nacionais e periódicos nacionais e internacionais. Atualmente é Diretor Técnico da Geobrugg AG no Brasil, diretor técnico da FGS Engenharia e professor de mecânica dos Solos na UNISINOS. Foi presidente da ABMS/NRRS nos biênios 2011-2012 e 2013-2014, e atualmente é membro do Comitê Técnico JTC1 da ISSMGE e o representante brasileiro do WG2 Research do ITA.

GEOBRUGG / UNISINOS
Porto Alegre/RS



FERNANDO SCHNAID
FERNANDO SCHNAID
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), Mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), Doutorado em Ciência de Engenharia (PhD) - University of Oxford (1990) e Pós-Doutorado pela University of Western Australia (2004). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase na área Geotécnica, atuando principalmente nos seguintes temas: interação solo-estrutura, investigação geotécnica, fundações, comportamento de geo-materiais, modelagem de obras geotécnicas, engenharia marinha. Atua como consultor em obras de engenharia, com experiência em projetos desenvolvidos em Angola, Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Emirados Árabes, Inglaterra, Moçambique, Panamá, Peru, Portugal, Uruguai, USA e Venezuela.

UFRGS
Porto Alegre/RS

IAN SCHUMANN MARQUES MARTINS
IAN SCHUMANN MARQUES MARTINS
Graduado em Engenharia Civil pela UFRJ – 1977 Mestre em Geotecnia pela COPPE/UFRJ – 1983 Doutor em Ciências pela COPPE/UFRJ – 1992 Professor Associado da COPPE/UFRJ Áreas de interesse: relações tensão-deformação-velocidade de deformação nos solos. Efeitos devidos à viscosidade, fluência (“creep”), relaxação de tensões, adensamento secundário etc.

COPPE/UFRJ
Rio de Janeiro/RJ

JUAN ANTONIO ALTAMIRANO FLORES
JUAN ANTONIO ALTAMIRANO FLORES
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Materiaux Mineraux - Université de Poitiers - França (1998). Possui Pós-doutorado em Minerais Industriais e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Geologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina e Assessor da Coordenação de Extensão da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Mineralogia e Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: argilominerais, caracterização mineral e mapeamento de áreas de risco.

UFSC
Florianópolis/SC

LUIZ ANTONIO BRESSANI
LUIZ ANTONIO BRESSANI
Professor Titular do Departamento Eng. Civil da UFRGS, PhD em Mecânica dos Solos pelo Imperial College de Londres (1990). Pesquisas sobre Comportamento de Solos Tropicais, Aspectos Estruturais (cimentação) e Resistência Residual, Mapeamento Geotécnico e Avaliação de Risco de Escorregamentos de Terra, Instrumentação Geotécnica, Barragens de Rejeitos, Barragens de Hidro-elétricas, Túneis em Rocha. Tem experiência em projetos na área de Estabilidade de Taludes, urbanos e rodoviários, aterros de resíduos (urbanos e industriais), instrumentação de barragens (análise de fluxo e deformação). Participou de grupo de investigação das causas do acidente de Fundão/Mariana, MG a convite do MP/MG. Participou das operações de auxílio pós-acidentes em São Vendelino (RS-2000, com trabalhos de investigação posterior), Ilhota/Gaspar (SC ? 2008, pela ABMS) e Teresópolis (RJ-2011). Atuou em treinamento para a CPRM em risco de escorregamentos de terra. Orientou 45 dissertações e 11 teses de doutorado nestas diversas áreas, com artigos técnicos publicados sobre solos tropicais, escorregamentos de terra, análise de risco, mapeamento geotécnico, instrumentação, resistência residual e técnicas experimentais de laboratório. Atua como orientador de mestrado e doutorado no Programa de PG em Eng.Civil - Construção e Infraestrutura (PPGCI/UFRGS).

UFRGS
Porto Alegre/RS





local do evento

Joinville

Joinville é a maior cidade de Santa Catarina, principal polo industrial do Estado e terceiro do sul do Brasil. Localizada na Região Turística Caminho dos Príncipes, ao norte de Santa Catarina, em um dos trechos mais belos do litoral brasileiro, entra a Baía da Babitonga e as montanhas da Serra do Mar, é cortada pela BR-101 e está próxima de várias rodovias e no caminho de grandes centros econômicos do país e do Mercosul. Devido aos seus atributos culturais, Joinville recebeu diversos títulos: Cidade dos Príncipes, Cidade das Flores, Cidade das Bicicletas e Cidade da Dança – sendo este por sediar o maior Festival de Dança do mundo e a única Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia. Para quem gosta de aventura ou apenas um contato com a natureza, as opções são inúmeras, desde passeios pela zona rural de Joinville, até a prática de esportes radicais em uma das diversas áreas naturais.

Bourbon Joinville Business Hotel

Em um dos mais charmosos destinos de Santa Catarina, na Cidade das Flores e do famoso Festival de Dança, o Bourbon Joinville Business Hotel é referência em modernidade e sofisticação. Localiza-se a 15 minutos do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola e oferece acesso exclusivo ao Shopping Mueller.
O hotel está próximo aos principais pontos turísticos e centros comerciais de Joinville, um grande diferencial para quem procura conforto e conveniência com a qualidade em hospedagem Bourbon.
Com uma das principais infraestruturas de eventos da região, o Bourbon Joinville é referência em eventos dos mais diversos portes, de pequenas reuniões a convenções.
Endereço: Rua Visconde de Taunay, 275 – Centro – 89201-420 – Joinville-SC


Realização


Organização


Patrocinador Ouro

Patrocinador Prata

Patrocinador Bronze

Patrocínio Apoio

Apoio

Apoio Institucional